Talento Nato x Talento Construído

people-boy-music-brown-finger-arm-male-sad-one-1

Um de nossos professores do Conservatório de Tatuí, sempre nos ensinou que existem dois tipos de talento sendo um o talento nato e o outro o talento construído.
Nós podemos verificar isso como uma verdade observando a nós, aos colegas de profissão e aos nossos alunos ao longo desses onze anos lecionando violino.

person-822803_640

Entender o que é o Talento construído derruba a falsa crença de que para tocar um instrumento musical, o estudante tem que ser prodígio e saber tocar maravilhosamente bem com muita mas muita facilidade. Sem retirar o mérito que os prodígios tem, e eles realmente tem muito talento, visto ser assombroso assistir uma criança de quatro anos tocando peças musicais que geralmente se aprende com doze anos de estudo ou mais e ainda por cima com a maturidade incrível de um adulto. Sim, esses casos existem sim e cada um tem a sua teoria para tentar explicar tais fenômenos mas não vamos entrar aqui neste mérito. O fato é que a grande maioria não é prodígio mas pode sim tocar muito bem. E aqui cai no que dissemos no nosso último artigo: não devemos nos comparar com os outros, a nossa luta é o auto-refinamento musical, somos nós conosco mesmos. Então como funciona o talento constrúído?

girl-3745441_640

No caso do talento construído o estudante sabe ter a paciência necessária e o amor a música suficiente para passar anos e anos se desenvolvendo, mas principalmente gastando o seu tempo de estudo estudando de maneira certa e não ” tocando para as paredes” sem parar como se sempre fosse a hora do concerto.
Saber pesquisar a afinação perfeita, levar em conta a soltura muscular, a postura, saber ouvir a as orientações de seus professores quanto a maneira de estudar cada trecho do exercício ou música e saber aplicar as ferramentas dadas pelos professores para desenvolver cada área do estudo, são coisas que fazem uma imensa diferença no resultado final. Os alunos que realmente ouvem as orientações e as praticam são os que melhor se desenvolvem e com maior qualidade. Ter calma para trabalhar desde a construção de uma peça ou estudo, cada detalhe técnico, cada detalhe artístico, interpretando com muito capricho e curtindo o caminho, afinal só quem ama muito a música e já a tem no coração consegue estudar tanto cada peça e por tantos anos mas curtindo tudo porque ama melhorar e refinar o próprio som. Os alunos que não ouvem as orientações dos professores e não as praticam, não colhem os melhores resultados em questão de qualidade.

dance-3762544_640

É como um cientista no laboratório de pesquisas só que as pesquisas são de som e não científicas. A grande maioria de músicos construíram seu próprio talento com muita dedicação, uns com mais facilidade em uma área, outros com mais facilidade em outras mas todos lutando para transformar suas dificuldades em qualidades e se rejubilando com cada conquista. A satifação de evoluir é uma recompensa que ninguém pode presentear a ninguém. Só nós nos damos este presente de realização interior.

music-3810659_640

E vamos todos avante com muito amor pela música afinal, o que se concebe na mente e se sente no coração já é a metade do caminho para sua realização.
Desejamos a todos os estudantes muitas realizações.

Fotos:Pixabay

talento nato, talento, talento adquirido, talento construído, prodígio, evoluir em música, música, tocar um instrumento, violino, aprender violino, aprender música, aulas deviolino, aulas particulares de violino, music, violin,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s