Orquestra Landfill (Recycled) e Retire Bloqueios Mentais.

 

ff107b4960d3bdeeac24248abde1cf37

Foto: Orquestra Landfill Harmonic  encontrada no Pinterest (salvo de vancouversun.com)

Quando um novo estudante começa a estudar música geralmente coloca tanto impecílio mental, tem tantas falsas crenças que fica inseguro e se comparando com todos os outros músicos.
Pensamentos como “eu não dou para a coisa” ou “estou muito velho para aprender” ou ainda “não tenho bom ouvido” são bloqueios mentais que os adultos tem na cabeça e que atrapalham muito sua paz interior para aprender.

children-in-tulip-field

Foto on Visual Hunt

Veja a criança. Ela não tem esses bloqueios mentais, ela não se cobra acertar sempre, ela se aceita como consegue ser e essa característica faz com que tudo flua muito melhor. Quando o adulto tira esses medos da cabeça e se permite aprender algo novo sem se cobrar tanto, começa a deixar o estudo prazeroso e fluente também.
Comparações só devem ser feitas consigo mesmo anteriormente.
Todos têm dificuldades, muitas vezes em lugares diferentes mas estamos todos no mesmo barco.
A maioria dos alunos nos relatam que no início dos estudos fechavam portas e janelas para que ninguém os ouvissem tocando, mas depois eles aprendem que eles são os primeiros a terem que se aceitar. Como iriam relaxar se nem eles próprios se aceitavam?
E assim a arte vai trazendo a tona uma série de particularidades  humanas a serem transformadas.

Crédito da foto da esquerda : Wi2_Photography on visualhunt.com/CC BY-NC, foto da direita, o virtuose Yehudi Menuhim (foto salva de briony.org e encontrada no Pinterest).

Concordamos com o célebre virtuose do violino Yehudi Menuhim que afirmou que : “Não somos nós que aperfeiçoamos a música mas a música que nos aperfeiçoa”.
É saudável se inspirar em alguém profissional para ter o desejo de também tocar bem. Escutar boas referências ajuda e muito. Mas quando o estudante ouve outro estudante geralmente ele se compara e se julga.
Para ilustrar e ser mais clara vamos a um exemplo que ocorreu:
Um aluno estava se julgando “inapropriado para o violino” porque se comparou com um estudante que estava muito mais adiantado que ele, sendo que ambos tinham começado os estudos de violino na mesma época. Não percebeu porém o contexto inteiro. Não era ele que era incapaz ou inapropriado, o que ocorria é que o outro estudante se dedicava muitas horas por dia ao passo que ele não, logo, ele tinha a mesma capacidade bastava estudar mais.
Então é preciso muito cuidado com auto julgamentos e falsas crenças.

portrait-of-smiling-teenage-girl-sitting-in-meadow (1)

Foto acima on Visual Hunt

Cada conquista no violino deve ser motivo de alegria afinal é com muito empenho que se avança para um nível melhor. E assim o estudo fica mais leve, afinal não precisamos ser melhores que ninguém senão de nós mesmos fazendo nosso melhor nas condições que temos.
Vejamos o exemplo da Orquestra Landfill Harmonic do Paraguai. Esta é uma orquestra de instrumentos feitos de recicle de lixo. Esses estudantes tem tanta garra que fazem o melhor que podem com aquilo que têm.

997040811_5fe19d4c62

Crédito da foto acima: Gi Jadán on Visual Hunt/CC BY

 Se eles fossem se comparar porque o violino deles é de recicle de lixo e tantos outros tem um violino de madeira, ou se parassem para chorar a própria situação mas não, eles focaram no que era possível fazer porque eles só queriam aprender e se aperfeiçoar sendo melhores que eles mesmos a cada dia.

43330b0999ed601b7185ce6146e49e4d

Foto acima  da Orquestra Landfill salvo de Urban Gardens e encontrada no Pinterest

Bravos Luthiers que conseguiram transformar o lixo em instrumentos musicais e dar uma oportunidade a essas pessoas.
Bravos estudantes que tem a cabeça sempre a frente porque eles sabem que o mais difícil eles já estão fazendo que é aprender a tocar. Em outro momento da vida deles, poderão trocar de instrumento mas eles já terão construído anos de estudo. Já pensou se eles fossem esperar ter um violino bom para estudar? Quando finalmente conseguissem estariam começando a primeira lição.
Todo o nosso respeito a esta orquestra e quem puder ajudar a eles, a causa vale muito a pena. Uma garra como a da Fênix nascida das cinzas.

Conheça a Orquestra Landfill Harmonic clicando nos links abaixo:

Documentário landfill Orquestra-Paraguai 

Orchestra Landfill “Recycled”

Concerto Orchestra Landfill Harmonic

 

Landfill orchester , Orquestra Landfill, instrumentos musicais de recicle, lixo reciclado, instrumento de lixo, garra, retire bloqueios mentais, aprenda violino sem bloqueios, aprender violino sem bloqueios, aprender violino, aulas particulares de violino, aulas de violino, documentário Orquestra Landfill

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s