Os melhores violinistas do século XX – Parte 1 – Jascha Heifetz

 

photo_20180712_064088 

A foto acima foi encontrada na wikipedia.

Se você aprecia violino ou estuda violino, não pode deixar de conhecer os melhores violinistas do século XX.
Eles tinham características diferentes mas todos tocavam com muita personalidade imprimindo ao seu som , sua assinatura pessoal própria.
É muito interessante ouvir a mesma música interpretada por diversos violinistas e ver como cada um a interpreta diferentemente. Essa pesquisa é muito inspiradora e para quem toca, ajuda a dar boas ideias musicais para depois criar sua própria interpretação.
Vamos dividir essa matéria em partes, colocando áudio para que vocês possam ter tempo de apreciar cada música e intérprete do violino com a calma necessária que cada música merece ser ouvida. Nesta postagem vamos começar falando de Jascha Heifetz, um dos maiores virtuosos violinistas do século XX. Considerado por muitos como o melhor.

photo_20180712_030834

A foto acima foi encontrada na wikipedia

Nascido em 02/02/1901 em Vilnius, Lituânia, ganhou seu  primeiro violino quando tinha apenas 3 anos, de seu pai que era professor de violino.
Com apenas 7 anos já fazia solos. Entrou para a classe de Leopold Auer em São Petersburgo com 9 anos e após três anos estudando ali, foi considerado um menino prodígio com um talento muito especial para a música.
Ele ficou famoso principalmente por interpretar tão bem peças de Paganini, Bach e Saint-Saens.
Heifetz fez concertos na Alemanha, Áustria, Escandinávia, mas após a Revolução Russa em 1917, sua família se mudou para a América do Norte.
Seu primeiro concerto nos EUA foi no Carnegie Hall em 1917 quando ele contava 16 anos.
Após essa estréia no novo país, fez mais 30 concertos, só naquele ano em Nova York.
Em 1925 se naturalizou nos EUA.

photo_20180710_007139

A foto acima foi encontrada no Pinterest e salva de listtoptens.com

Durante toda a sua vida, solou em inúmeros concertos. Alguns o criticam por tocar mecanicamente e com um estilo formal, sempre com uma expressão austera enquanto tocava.
Mas todos reconhecem sua técnica limpa, rápida, virtuosa e sua maneira impecável de tocar o violino.
Com 60 anos de idade, começou a diminuir seus concertos, já sentia algumas dores nos ombros, sendo o último em 1972. A partir de então se dedicou a lecionar violino.
Com 70 anos tinha mais de 80 álbuns gravados.
Ele faleceu em 10/12/1987 em Los Angeles, Califórnia. EUA.

Muitos violinistas suavam frio quando o viam na platéia e outros ficavam aliviados quando ele cometia um pequeno deslize, o que era raríssimo, pq assim sentiam que ele também era humano.
Heifetz tocava em um violino fabricado por Stradivarius.

classical-1595350_640

A imagem acima é do Pixabay

Aqui separamos alguns áudios para vocês conhecerem Heifetz como violinista, sendo o primeiro uma obra de Saint-Saens , (Introdução ao Rondó Caprichoso) compositor que Heifetz interpretava muito bem. Depois Concerto in D de Tchaikovsky opus 35 e por último Scottish Fantasy  in E flat opus 46 de Max Bruch. Em seguida uma lista de vídeos de Heifetz como professor, ministrando masterclasses, que são aulas assistidas por diversos alunos, onde todos aprendem uns com os outros. Interessante observar a aula onde Heifetz demonstra os erros dos alunos causados por nervosismo na hora de tocar.

 

Clique aqui Heifetz – Introdução Rondó Caprichoso ;

Tchaikovsky – Opus 35 com Heifetz ;

Scottish Fantasy – Bruch opus 46

Master classes: Heifetz demonstra erros de alunos ; Masterclass 3 – Heifetz ; Masterclass 2 – HeifetzMasterclass 1 – Heifetz

 

melhores violinistas séculoXX , Heifetz, Concerto Tchaikovsky violino  opus 35, Saint Saens  Rondo caprichoso, Max Bruch  Scottish Fantasy, Masterclass, Masterclass Heifetz , violinistas , Virtuoses Violino,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s