Qual violino devo comprar?

violin-516023_640Quando um aluno vai começar a estudar violino surge a dúvida: Como comprar um violino?
Então vamos dividir com vocês algumas informações importantes que muito lhes ajudarão a saber escolher com maior critério.
Os melhores violinos são fabricados a mão por um profissional chamado luthier. Esses profissionais escolhem a madeira mais apropriada, o verniz mais adequado que permita que os poros da madeira permaneçam abertos e constroem os instrumentos milimetricamente nas medidas exatas, buscando assim se aproximarem o máximo possível da perfeição.

Os luthiers atuais têm como referência principal os luthiers antigos Stradivarius e Guarnierius, que são consagrados por conseguirem fabricar os melhores instrumentos já criados. É possível que existam excelentes violinos antigos de outros luthiers também. O que aconteceu foi que como Stradivarius e Guarnierius se aproximaram tanto da perfeição a partir deles todos os luthiers procuraram replicar os seus modelos de violino que ficaram batizados com o nome de modelo Stradivarius e modelo Guarnierius. O modelo Stradivarius possui o som bem aberto principalmente nas cordas agudas, já o modelo Guarnierius privilegia as cordas mais graves do violino deixando o som mais doce e mais fechado.
Uma coisa importante a considerar é que todo instrumento feito a mão é superior aos instrumentos feitos em fábricas e vendidos em lojas populares. Isso porque as fábricas usam madeiras não apropriadas ao melhor resultado sonoro, que é para baratear o produto final.
A superioridade de um instrumento feito por luthier é a qualidade sonora, a madeira,  o verniz, o acabamento.

questions-1922476_640

Mas violino novo de luthier ou antigo?

Violino é como vinho. Quanto mais usado e antigo melhor. Isso porque quando você compra um instrumento no luthier, ele tem um potencial maravilhoso de som, mas leva- se anos tocando neste instrumento para que ele finalmente chegue ao auge, lhe dando todo o seu potencial sonoro.
Um violino de luthier antigo já vem com o som aberto e no auge. Você não precisa passar anos tocando até atingir seu melhor potencial.
Mas imagine esta situação: você experimenta um violino de luthier novo e um antigo e gosta mais do som do novo mesmo não estando no auge. Este é um exemplo do quão bom é este instrumento porque novinho já está lindo, imagine quando usar.

question-1038491_640

Mas um iniciante precisa de um violino de luthier?

Não necessariamente, mesmo porque o aluno evolui com seu instrumento. De nada adianta um super instrumento nas mãos de um iniciante que leva um tempo para aprender a tirar um bom som. Este é um ponto que é preciso deixar bem claro porque muitos estudantes tem a ilusão de que se comprarem um ótimo instrumento, irão tocar bem. Uma coisa é o som do instrumento e outra coisa é adquirir a habilidade para tirar um bom som de um violino, então é por esse motivo que fica até mais interessante que o aluno evolua um pouco para escolher um violino de luthier, afinal, ele deve participar desta escolha, experimentando o pretendido instrumento. Alguns luthiers até permitem que os alunos fiquem alguns dias com o instrumento para que ele possa sentir o som dele antes de comprar, e só um aluno mais adiantado poderá participar desta escolha experimentando também.

violin-374096_640

A respeito deste assunto, como ilustração vamos deixar esta história: conta-se que ao final de um concerto, uma pessoa foi parabenizar o grande violinista Heifetz e lhe disse:
-“Nossa que som lindo tem o seu violino!
E ele respondeu após colocar o seu violino ao pé do ouvido:
-“ Não estou escutando nada.”

Voltando ao assunto a resposta é:
É possível, sem problema começar a estudar com um violino de loja e depois ir trocando por um melhor.
Só que aqui vale lembrar que os violinos de loja veem com três pontos deixando a desejar e que antes de estar pronto para o uso, é necessário passar num luthier para que ele ajuste esses pontos. Eles são:

musical-instrument-1092603_640

Cravelhas:
Cravelhas são os lugares onde as cordas são enroladas e que geralmente vêm da loja ou tensas em excesso ou frouxas não permitindo uma boa afinação do instrumento. O luthier ajusta  as cravelhas para que elas fiquem no ponto.

IMG_20180618_161204359_DEPTH

Cavalete:
Cavalete é o lugar onde as cordas são apoiadas e geralmente vem fora de ângulo e o luthier também ajusta isso.
Esse é apenas um dos muitos motivos que fazem o aluno esbarrar o tempo todo nas outras cordas. A qualidade da madeira do cavalete também influencia na qualidade do som, e o luthier o troca por um de melhor qualidade e o ajusta ao instrumento adquirido. A madeira própria do cavalete é mais resistente também.

IMG_20180618_161216845_DEPTH

Alma:

Sim, o violino tem alma!
É uma madeira cilíndrica vertical situada dentro do violino (localiza-se mais ou menos na metade da abertura do “F” entre o tampo superior e o inferior, abaixo das cordas agudas)  responsável pelos sons mais agudos do instrumento e que geralmente estão fora de lugar ou com madeira de má qualidade. O luthier também arruma a alma trocando-a por uma com madeira adequada, afinal, uma boa madeira também influenciará na qualidade sonora e resistência, evitando que ela se rache.

violin-1352364_640

Depois desses ajustes o aluno fica com um instrumento que funcionará para o uso.
Lembrando também que os violinos feitos em luthier são ótimos mas são caros e você compra apenas o violino sem o arco, sem a caixa, enquanto que o violino de loja vem com tudo: caixa, arco, violino.
O violino de luthier é para comprar o potencial sonoro de alta qualidade que será cada vez mais notada a medida que o aluno saiba tocar bem seu instrumento.
Entendendo esses princípios ficará mais fácil escolher o seu violino. Dúvidas podem surgir e vocês podem nos contatar pelo email amoviolino20@gmail.com ou deixe seu comentário.

Para quem quiser se aprofundar na história do Stradivarius e seus instrumentos, recomendamos a leitura do livro: “Stradivarius – Cinco Violinos, um Violoncelo e Três Séculos de Perfeição“, de Toby Faber,  Editora: Record.

Imagens: Pixabay.com

como comprar um violino, qual violino comprar, luthier, violino feito a mão, violino de fábrica, violino de loja, violino de qualidade, violino, Stradivarius, Guarnierius, como escolher um violino, quais as qualidades de um violino, qual o melhor violino para comprar, iniciante no violino, aluno de violino, iniciando aula de violino,  hora de trocar de violino, comprar instrumento musical, trocar instrumento musical, música, aula de música, aula particular de música, aula particular de violino.

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Qual violino devo comprar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s